Mesmo
acreditando que tenha existido gigantes na terra, em uma manipulação genética dos
anjos que caíram antes do dilúvio e tiveram relações com as mulheres. Mesmo
acreditando na história do livro de Enoque, na internet circula muita mentira sobre
as ossadas destes gigantes. (Comentário
do Historiador Valdemir Mota de Menezes)
Mentira: ossadas de homens gigantes são encontradas em Jerusalém
Boato – Confirmando as escrituras da Bíblia, ossadas de homens gigantes de até 12 metros de altura teriam sido encontradas em Jerusalém por um avião russo.
Novamente, um boato que envolve Bíblia e “uma grande descoberta” toma conta da internet. Desta vez, a história fala da descoberta de homens gigantes em Jerusalém que confirmam escritas que estão no livro sagrado dos cristãos.
Esse boato corre já algum tempo na web (cerca de uns 10 anos) com algumas variações. Em outubro de 2013, dois textos começaram a tomar conta de sites, fóruns e redes sociais. Um deles fala do “fato” em si. Leia:
Foram achados em Jerusalém ossos de homens de até 12 metros de altura.As ossadas foram descoberta por um avião espião Russo dotado de raio x que procurava no sub solo de Jerusalém bases de mísseis. Essa e a prova que a Biblia e verdadeira e esta cumprindo.
O segundo texto é mais subjetivo, alarmista e cita a Bíblia.
NAO QUEREM QUE SAIBAM A VERDADE, PARA QUE NAO VENHAMOS ACREDITAR NAS ESCRITURAS DA BIBLIA .
Pois tudo que estar escrito la estar se profetizando, até mesmo a existência de gigantes ..
essa ossada foi escondida do mundo por um pais de primeiro mundo para não acreditarmos no que a bibli nos fala! graças a um irmão missionario eu tive acesso a essa imagem e estou divulgando a voces! A biblia nos relata que esses gigantes realmente existiram! geneses cap 04;04 e em 1 Samuel 17;03 e tambem o gigante lami irmão da golias 1 cronicas 20;05! por favor compartilhem antes que essa imagem seja sensurada!
Junto às mensagens, há algumas fotos impressionantes de ossadas gigantescas com “arqueólogos” de tamanho normal em volta. Se juntarmos as duas histórias, poderíamos chegar à conclusão de que “russos encontraram a ossada em Jerusalém e o tal país de primeiro mundo abafou o caso. Depois disso, um missionário conseguiu divulgar as imagens na internet que comprovam que a Bíblia fala a verdade”.
A forma que os textos são escritos (principalmente o segundo) já denuncia que a fonte não é muito fiável. Diversos erros de português e imprecisões dão à tônica dos textos. Ao fazer uma busca na web, descobrimos que as mesmas imagens já foram usadas em outras histórias. Os “esqueletos gigantes” já foram encontrados na Grécia e naArábia Saudita.
Sobre as fotos, como é de se supor, são tratadas em editores de imagem. O fato que joga por terra o hoax dos homens gigantes estánesta matéria da National Geographic. De acordo com a publicação, as imagens participaram de um concurso em um site chamado de Worth 1000. No concurso, o usuário Ironkite ficou em terceiro lugar (como é possível ver neste link). Talvez nem ele imaginasse que a imagem iria ficar tão famosa na web.
Resumindo, tanto as histórias de gigantes encontrados quanto as imagens que aparecem nas postagens não são verdadeiras.